Giò & Giulia

Vos apresento Giò e Giulia.

Provavelmente neste exato momento estarão pensando: "Ok! Muito prazer! Mas quem raios são Giò e Giulia?"

Pois bem. Preciso, então, retornar há uns dois dias, quando ambos foram apresentados ao Pequeno.

Durante uma das tantas aulas (que seguem online) uma das profes comentou durante a lição sobre a existência desses dois moradores ilustres de Milão.

Giò e Giulia moram nada mais e nada menos que no arranha-céu mais emblemático da cidade, conhecido como Pirellone.

Giò e Giulia são um casal de falcões peregrinos que desde alguns anos, entre final de fevereiro e início de março, aparecem pelo Pirellone para se reproduzirem.

imagem pega daqui

Não se sabe exatamente desde quando ambos escolheram o arranha-céu para depositarem seus ovos e aguardarem seus filhotes nascerem. Mas a primeira vez que os viram foi em 2014, quando alguns funcionários faziam trabalho de manutenção no teto do edifício.

Algum tempo depois foi construído um ninho artificial para acolher os ovinhos da dupla e muito próximo  ao ninho foram instaladas câmeras para observarem a vida cotidiana do casal de aves.

A profe comentou com os alunos que poderiam ver em direto o momento da eclosão dos filhotes (que deve acontecer a qualquer momento).

Desde então, todos os eletrônicos do Pequeno estão conectados diretamente com as câmeras do Pirellone. Quem quiser assistir em direto, basta clicar aqui ou aqui.


Pequeno estuda com um dos monitores conectados nas aves. Almoça com o celular ao lado conectado na webcam do Pirellone. Inclusive joga com o pc conectado nos bichanos. Ele gamou na história das aves e espera ansioso ver os bichinhos nascendo (são 3 ovinhos neste ano).




Os nomes são uma homenagem ao arquiteto que projetou o edifício (Giò) e sua esposa (Giulia).

A fêmea passa a maior parte do tempo chocando os ovinhos (mães sempre se ralam!), mas eles fazem trocas de turnos e o papai falcão também participa da tarefa.

Confesso que no início, quando entrei no quarto do Pequeno e vi a tv/monitor conectado a um tempão no vídeo  em direto dos bichanos, exclamei um:

- "Não acredito que tu vai ficar vendo isso ..."

Hoje ele completa dois dias de monitoramento e ei de reconhecer que me apeguei aos bichinhos também. Tão bonito ver a mamãe  falcão cuidando dos ovinhos e fazendo ruídos (numa das cameras tem som em direto) sempre que o papai falcão aparece por perto, algo do tipo: "Vem que os filhos também são teus!

Estou ansiosa, assim como Pequeno,  para ver o momento em  que os falcõezinhos irão nascer.

Em tempos de "não se tem quase nada pra fazer", admirar e observar a beleza da natureza pode ser uma boa pedida.



Um comentário:

  1. Adorei.... Esse Pequeno sempre nos surpreende com suas descobertas neh.... Querido! Depois quero saber como foi o nascimento dos Babies 😘😘😘

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra gente aqui, vai!

Os 14 anos do Pequeno.

 Há meses Pequeno iniciou os planos para celebrar seus 14 anos.  (SO-COR-RO! 14 ANOS!) - " Não precisa de presente! Bem, quer dizer ......